Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/114977
Title: A narrativa populista do Chega na Assembleia da República
Other Titles: The populist narrative of Chega in the Portuguese Parliament
Authors: Cruz, Manuel João dos Santos Cardoso Simões da
Orientador: Cunha, Isabel Maria Ribeiro Ferin
Silva, João José Figueira da
Keywords: Chega; Democracy; Mediatization; Narrativization; Populism; Chega; Democracia; Mediatização; Narrativização; Populismo
Issue Date: 3-Apr-2024
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC/CPO-CPO/3850/2020/PT 
Serial title, monograph or event: A narrativa populista do Chega na Assembleia da República
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Nas últimas décadas a democracia tem revelado sinais crescentes de enfraquecimento global. Esta erosão democrática leva à criação de um terreno fértil para o surgimento e fortalecimento de propostas políticas alternativas, tais como o populismo, que se alimentam deste descontentamento geral pela política do sistema. Esta tendência é exacerbada pela influência dos media e pelo processo de mediatização, que não só tendem a privilegiar e amplificar vozes populistas, mas também alteram o modo como a política é compreendida e consumida pelo público. Apesar de se verificar, nas últimas décadas, uma autêntica explosão de estudos e análises populista em diferentes contextos, as análises focadas no Chega eram, em 2020, ainda relativamente escassas. É verdade que nos últimos anos o cenário tem vindo a mudar, fruto do sucesso político que o Chega tem alcançado, especialmente nas legislativas de 2022 nas quais o partido de André Ventura alcança o estatuto de terceiro maior partido português, elegendo 12 deputados. Ainda assim, trabalhos a incidir sobre intervenções parlamentares populistas são ainda escassos, especialmente em Portugal. Deste modo, este trabalho procura preencher esta lacuna, fornecendo novas perspetivas sobre a natureza populista do discurso de André Ventura na Assembleia da República. Neste sentido, este estudo propôs-se a investigar a narrativa populista presente nas intervenções de André Ventura, deputado único pelo partido Chega, em três momentos-chave na Assembleia da República durante a XIV Legislatura da Terceira República Portuguesa (2019-2022) . Assim, procedeu-se a uma análise narrativa de oito intervenções parlamentares para responder à questão de partida: “De que modo as intervenções do deputado único, André Ventura, do Partido Chega na Assembleia da República configuram uma narrativa populista?”. Os resultados revelam que o discurso parlamentar de André Ventura configura, de facto, uma narrativa populista. Verifica-se uma clara oposição entre um "nós", simbolizando o povo moral e trabalhador, e um "eles", amalgamando as elites corruptas de esquerda e de determinados grupos sociais considerados parasitários e dependentes de subsídios sociais. Confirma-se igualmente a posição do Chega e de André Ventura no seio do que a bibliografia considera populismo de direita radical através da presença dos elementos muddeanos, populismo, nativismo e, apesar de em menor expressão, o autoritarismo. Neste sentido, este trabalho defende que a narrativa de André Ventura no Parlamento configura-se radical e não extremista, porque embora critique contínua e sistematicamente as instituições, apelando a mudanças radicais e revoluções sistémicas, não defende o fim da democracia nem rejeita o poder de o povo português decidir democraticamente o seu futuro. A narrativa desenrola-se numa construção espácio-temporal que retrata um presente soturno, mas projeta um futuro promissor e messiânico sob a liderança do Chega. É aqui que surge a ideia da inevitabilidade de André Ventura no cenário político futuro de Portugal como tema recorrente. Surge também uma autorrepresentação de André Ventura como um herói relutante que, apesar de não desejar o poder, sente-se compelido a agir em prol do país. Esta autorrepresentação é cuidadosamente criada e estrategicamente desprovida de qualquer tipo de ambição pessoal, o que procura transmitir a ideia e imagem de que a sua motivação é puramente altruísta e um reflexo do maior sentido de honra e dever cívico. A narrativa oscila entre o antipolítico e o hiperpolítico, ao criticar o sistema e adotando posturas pragmáticas respetivamente. Esta abordagem ambivalente reflete-se também no modo como encara as instituições, vistas alternadamente como instrumentos e aliados úteis ou adversários no seu caminho. Os resultados demonstram também o forte papel que a emoção desempenha na narrativa de André Ventura. O líder do Chega não se limita a apresentar factos ou argumentos, mas sim a construir histórias carregadas de emoção, projetadas para estabelecer uma ligação profunda e imediata com os eleitores. Outra observação relevante é a maneira como André Ventura se relaciona com a esfera mediática. Num contexto em que o ambiente é profundamente caracterizado pela mediatização da política, André Ventura demonstra uma astúcia notável em moldar a narrativa de uma maneira que ecoa com o que os media procuram: histórias tellable assentes no realismo. Ou seja, histórias boas, causais, coesas e envolventes que captam e mantêm atenção do público firmemente alicerçadas na realidade para encontrarem espaço mediático. A sua narrativa é cuidadosamente calibrada para a receção e representação mediática, o que evidencia a interação simbiótica entre políticos e jornalistas na era moderna. Avança-se, por fim, com o conceito de “narrativização” da política, que reflete a crescente tendência de a política ser entendida, interpretada e comunicada através de histórias e narrativas, em vez de proposições ideológicas
In recent decades democracy has shown globally increasing signs of weakening. This democratic erosion creates fertile ground for the emergence and strengthening of alternative political proposals, such as populism, which feeds on the general discontent regarding mainstream politics. This trend is exacerbated by the influence of the media and the process of mediatization, which not only tend to prioritize and amplify populist voices, but also alter the way politics is understood and consumed by the public. Although the last decades have witnessed a genuine explosion of populist studies and analyses in various contexts, works focused on Chega were still relatively scarce in 2020. It's true that in recent years the scenario has been changing, due to Chega's political success, especially in the 2022 legislative elections where André Ventura's party became the third-largest Portuguese party, electing 12 deputies. Nonetheless, analysis focusing on populist parliamentary interventions are still scarce, especially in Portugal. Thus, this study aims to fill this gap by providing new perspectives on the populist nature of André Ventura's discourse in the Parliament. In this sense, this study aimed to investigate the populist narrative present in the interventions of André Ventura, the only deputy for the Chega party, at three key moments in the Assembly of the Republic during the XIV Legislature of the Third Portuguese Republic (2019-2022). Therefore, a narrative analysis of eight parliamentary interventions was conducted to answer the research question: "How do the interventions of the sole deputy, André Ventura, from the Chega Party in the Assembly of the Republic configure a populist narrative?". The results reveal that André Ventura's parliamentary speech indeed configures a populist narrative. There is a clear opposition between an "us", symbolizing the moral and working people, and a "them", amalgamating the corrupt left-wing elites and certain social groups considered parasitic and dependent on social subsidies. The position of Chega and André Ventura within what the literature considers radical right-wing populism is also confirmed through the presence of Mudde's elements, namely populism, nativism, and, albeit to a lesser extent, authoritarianism. In this sense, this work argues that André Ventura's narrative in Parliament is radical, not extremist because although he continuously and systematically criticizes institutions, calling for radical changes and systemic revolutions, he doesn't advocate for the end of democracy nor rejects the power of the Portuguese people to democratically decide their future. The narrative unfolds in a spatio-temporal construction that portrays the present as a gloomy period but projects a promising and messianic future under Chega's leadership. This is where the idea of André Ventura's inevitability in Portugal's future political scenario emerges as a recurring theme. There is also a self-representation of André Ventura as a reluctant hero who, despite not desiring power, feels compelled to act for the country. This self-representation is carefully crafted and strategically devoid of any personal ambition, seeking to convey the idea and image that his motivation is purely altruistic, reflecting a higher sense of honor and civic duty. The narrative oscillates between the anti-political and the hyper-political, criticizing the system and adopting pragmatic stances, respectively. This ambivalent approach is also reflected in how he views institutions, seen alternately as useful instruments and allies or adversaries in his path. The results also demonstrate the strong role that emotion plays in André Ventura's narrative. The Chega leader doesn't just present facts or arguments but constructs emotionally charged stories designed to establish a deep and immediate connection with voters. Another relevant observation is the way André Ventura relates to the media sphere. In a context where the environment is deeply characterized by the mediatization of politics, André Ventura shows remarkable astuteness in shaping the narrative in a way that resonates with what the media seeks: tellable stories based on realism. In other words, good, causal, cohesive, and engaging narratives that capture and maintain the public's attention firmly anchored in reality to find media space. His narrative is carefully calibrated for media reception and representation, highlighting the symbiotic interaction between politicians and journalists in the modern era. Finally, the concept of "narrativization" of politics is proposed, reflecting the growing trend for politics to be understood, interpreted, and communicated through stories and narratives, rather than isolated ideological or factual propositions. This analysis emphasizes the primacy of narrative studies, underlining the narrativization of politics as a crucial vector to decipher the nuances of future political communication.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/114977
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat Login
8-4-2024_MJC_Final_PDF.pdf3.03 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show full item record

Page view(s)

98
checked on Jun 5, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons